ARQUIVO POP: A REBELDIA QUE VIROU FEBRE!
Hoje o Arquivo Pop vai falar sobre um musical que está entre os grandes sucessos da Broadway. Então, prepare-se porque o papo vai ser longo, afinal quem nunca se pegou cantarolando o seguinte refrão: You're the one that I want. (you are the one i want), o,o, oo, honey. ♫
Grease é um musical criado por dois grandes gênios, Jim Jacobs e Warren Casey, em 1971. A históra se passa no finalzinho da década de 50, mais precisamente na data de 1959, no Rydell High School. Grease é praticamente autobiográfico pois Jacobs usou a peça para contar suas experiências no colégio em que estudava na cidade de Chicago. Grease conta sobre a realidade dos jovens da época como amores e carros, sempre ao som do velho e bom Rock and Roll.
Na Broadway, a peça que quebrou todos os recordes era vulgar e agressivo, mas foi ficando mais leve ao passar dos anos com outras versões. Grease nunca perdeu a essência de seus criadores, sempre abordando temas como gravidez na adolescência, violência entre gangues, conflito de classes, amizade e descobertas sexuais. Considerado o musical de maior duração da Broadway com 3.338 apresentações, porém com o sucesso de A Chorus Line, esse recorde foi quebrado. Grease ganhou uma versão cinematrográfica e duas remontagens no teatro, em 1994 e 2007. No teatro Grease pode até ter perdido o recorde mas no cinema a história é outra, até hoje Grease é o filme musical de maior arrecadação de bilheteria dos Estados Unidos, faturando 394 milhões de dólares. O filme estrelado por Olívia Newton-John e John Travolta em 1978, conta a história de Sandy e Danny. O casal adolescente se conhece no verão e após juras de amor se separam, pois Sandy voltará para a Austrália. Só que o destino conspira a favor desses dois quando tudo dá errado e Sandy por acaso se matricula no mesmo colégio que Danny estuda. Danny, um rapaz boa pinta e que faz sucesso com as garotas, esnoba sua amada só para não perder a pose na frente dos amigos. Em 1982, Grease teve uma continuação com Michelle Pfeiffer no papel principal, porém não obteve sucesso.
Grease tem uma trilha sonora bem legal, com músicas apaixonadas como: Hopelessly Devoted to You e também dançantes como: You're the one that I want, que ganhou até uma versão brasuca com os irmãos Sandy & Jr, inclusive o nome da pequena estrela foi uma homenagem ao personagem de Olívia. A música Greased Lightning também teve versão latina, Rayo Rebelde foi gravado pelo grupo mexicano Timbiriche e regravado pelo grupo RBD que incluiu a canção em seu primeiro DVD, em 2005. O seriado americano Glee também não fica de fora, o coral mais famoso da atualidade mostrou seu talento em episódios dedicados ao Grease e um EP intitulado "Glee: The Music Presents Glease". Confira algumas performances: You're The One That I Want, Greased Lightning e Summer Nights.
Olívia Newton-John, atualmente com 64 anos, é uma estrela Country e continua se apresentando por vários lugares e guarda com carinho vários prêmios conquistados no gênero, como: 10 prêmios no American Music Awards, 4 prêmios no Grammy Awards e 4 no People's Choice Awards. John Travolta, atualmente com 59 anos, continua seu trabalho como ator e ainda se arrisca como cantor e bailarino. Também ganhou destaque em algumas premiações como o MTV Movie Awards, Globo de Ouro e o Framboesa de Ouro em 2000, pelo filme "Battlefield Earth".
Bom, chegamos ao fim de mais um ARQUIVO POP. Até a próxima!