ARQUIVO POP: Backstreet's back alright!
Hoje o ARQUIVO POP vai contar a história de sucesso de uma das maiores boy bands de todos os tempos. Backstreet's back alright!
Lou Pearlman, um empreendedor da área da aviação da Florida, inspirou-se no sucesso do grupo New Kids on the Block dos anos 80 e decidiu criar seu próprio grupo de garotos a serem agenciados por ele. Depois de uma série de testes entre 1992 e 1993, ele recrutou Nickolas Gene Carter, Howard Dwaine Dorough, Alexander James McLean, Kevin Scott Richardson e Brian Thomas Littrell. Após o possível contrato com a gravadora Mercury não ter resultado, a banda assinou um contrato com a Jive Records, de Cleveland – Ohio, em fevereiro de 1994. Em Junho de 1994 eles gravaram o seu primeiro single, “We’ve Got It Goin’ On”, escrito e produzido por Denniz PoP. O single não foi tão bem sucedido nos EUA, ficando apenas na 69ª posição no ranking da Billboard, mas vendeu bem na Europa, dando o primeiro disco de ouro ao grupo, na Alemanha. Em 1995, o primeiro disco dos Backstreet Boys, “Backstreet Boys”, foi lançado apenas na Europa e Canadá, alcançando o top 10 em diversas cidades e a 4ª posição na Billboard. Aconselhados pelo empresário, a banda se promoveu fazendo shows todas as noites em turnês que levavam até 5 meses seguidos.
Em Maio de 1999, o CD “Millennium” foi lançado, vendendo mais de 1,13 milhões de unidades na primeira semana. O CD esteve em todos os rankings mundiais, ficando em 1° em 25 países. O álbum ganhou a platina 11 vezes em Dezembro de 1999, tornando-se o álbum vendido mais rapidamente no mundo, com mais de 34 milhões de cópias em todo o mundo. O primeiro single desse álbum, “I Want It That Way”, quebrou o recorde de solicitações em estações de rádio na primeira semana, com 165 pedidos e ficou no topo do ranking dos singles do Reino Unido por 2 semanas. A canção foi a nº 1 em 18 países e recebeu disco de ouro em 45 países. A banda foi nomeada 5 vezes para os Grammy’s, sendo uma das indicações para “Álbum do Ano”.Em Agosto eles esgotaram os bilhetes em 39 cidades, vendendo 765,000 bilhetes em algumas horas. Ao todo, eles esgotaram os concertos em 53 cidades com a “Into the Millennium Tour”. A tour foi vista por mais de 2 milhões de fãs, quebrando o recorde de maior audiência em local coberto. No fim de 1999, os Backstreet Boys tiveram novos problemas judiciais, desta vez com a Jive, mas fizeram um acordo de 60 milhões de dólares.
No dia 15 de novembro de 2000, para promover o álbum recém lançado "Black & Blue", os Backstreet Boys fizeram uma turnê de 100 horas passando por 6 países: Suécia, Japão, Austrália, África do Sul, Brasil e Estados Unidos. Várias equipes de rádio e TV acompanharam a banda, inclusive a MTV que depois fez um programa especial com as imagens da viagem. De todos os países visitados, a banda toda concorda que o Brasil foi o que mais impressionou: no dia 20 de novembro os Backstreet Boys pousaram no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro para divulgar o CD e ficarem 11 horas em terra, a passagem da banda levou 15 horas (de muito tumulto e caos) que terminaram num show de 20 minutos improvisado para 50 mil fãs que estavam na frente do hotel para vê-los. Espantados com a recepção das fãs, a banda prometeu voltar em 2001 para fazer o show completo. Em maio o grupo fez sua segunda visita ao Brasil onde fizeram duas apresentações (uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro). Os fãs ficaram cerca de 15 dias acampados na porta do Maracanã e do Anhembi para assistir ao show. Cerca de 75 mil fãs lotaram o Maracanã para ver a banda no Rio, em São Paulo, o público foi de cerca de 35 mil. Em Agosto o grupo parou a turnê por três meses para que AJ McLean pudesse se internar em uma clínica de reabilitação de drogas e álcool.
Em Outubro, a gravadora lançou o álbum "The Hits: Chapter One", uma compilação que reúne os grandes sucessos do grupo além da música “Drowning”, o último single inédito até o retorno da banda em 2005. Em novembro a banda remotou a turnê pelos Estados Unidos e no meio de uma apresentação em Houston, AJ agradeceu publicamente aos fãs pelo apoio que recebeu de todos. Em dezembro de 2003, AJ McLean foi ao Oprah Winfrey Show, onde ele falou, pela primeira vez, sobre seu vício por álcool e drogas. Os outros membros do grupo apareceram de surpresa no meio do programa para demonstrar seu apoio a AJ, essa foi a primeira aparição em público da banda toda reunida em quase dois anos, e eles decidiram então reunir-se novamente para gravar um álbum novo. Em 2004, os Backstreet Boys voltaram a apresentar-se juntos para promover seu retorno ao cenário musical. Em Setembro, eles iniciaram uma pequena tour pela Ásia, em Pequim e Xangai, assim como em Tóquio. Além do México e EUA.
Após uma pausa de 5 anos sem lançar álbuns inéditos, eles lançaram o single “Incomplete”, no dia 28 de Março de 2005, que rapidamente ficou em 1° lugar tanto nos EUA quanto no resto do mundo. No dia 14 de junho o álbum “Never Gone” foi lançado. Estreou em 3° lugar nos EUA com 291.000 cópias vendidas na primeira semana e 2.1 milhões ao redor do mundo. Foi número 1 no Japão, Alemanha, Índia, Chile, Brasil, Austrália e Coreia. Os BSB iniciaram a “Never Gone Tour” em Julho de 2005, na Flórida. O segundo single foi “Just Want You To Know” e o terceiro foi “I Still...”, que foi divulgado por todo o mundo, menos nos Estados Unidos. Em Abril de 2005, os Backstreet Boys foram homenageados com o Recording Academy Award, em Miami Beach, FL, que marcou seu sucesso na indústria da música. Eles cantaram a música “Weird World” e foram lembrados como a banda que lançou os maiores hits do mercado musical pop dos dos anos 90. Em Portugal, no dia 11 de novembro de 2005, os Backstreet Boys realizaram um megaconcerto na sua tour Never Gone. Cerca de 12 mil pessoas foram ver de perto a energia dos 5 ‘rapazes’. Um concerto que mostrou que o grupo, mesmo após 4 anos separado, estava em plena forma e que o tempo trouxe amadurecimento. Em 26 de junho de 2006, Kevin Richardson anunciou com uma pequena nota no site oficial da banda que estava deixando os Backstreet Boys para se dedicar mais à família e a projetos solo. Na nota ele disse dar seu apoio para que a banda continuasse e que sua saída foi amigável, não havendo brigas. Os outros 4 boys também escreveram uma nota dizendo que respeitavam a decisão de Kevin e que se ele quisesse voltar as portas estariam sempre abertas e que eles se apoiariam sempre.
Em 27 de agosto de 2007 foi lançado o primeiro single, chamado “Inconsolable”, que alcançou 2ª posição nas paradas brasileiras, 3ª posição no Top 100 do Japão, 8ª na Suécia e 86ª no Top 100 da Billboard. O albúm “Unbreakable” foi lançado mundialmente dia 30 de outubro de 2007, com versão Deluxe nos Estados Unidos e Japão, e alcançou o 4º lugar na votação online da Billboard de melhor álbum de 2007, além de ter recebido ótimas críticas no meio musical. Em janeiro de 2008 o grupo iniciou a “Unbreakable Tour” para promover o álbum. Em 2009, o grupo começou a trabalhar em um novo álbum chamado "This Is Us", o sétimo álbum de estúdio. O primeiro single foi "Straight Through My Heart" produzido por RedOne. O disco atingiu o número 24 na parada Billboard Songs Dance e ficou em 3º no Hot 100 Singles, no Japão. O segundo single foi "Bigger", lançado em novembro de 2009 e foi número 1 no Top 10 de Taiwan. Em outubro de 2009, iniciou a turnê "This Is Us Tour" que foi concluída em Hanoi, no Vietnã em março de 2010. Em dezembro de 2010 foi confirmado em seu site oficial a apresentação do grupo com a turnê This Is Us Tour em cinco cidades no Brasil em fevereiro de 2011. Fizeram cinco shows pelo Brasil com a turnê This Is Us Tour em Recife, Belo Horizonte, Brasília, Rio e São Paulo.
Em abril de 2012, no meio de um show em Londres, o grupo anunciou que Kevin Richardson voltou ao grupo e que iriam começar a gravar seu novo álbum em Londres em julho de 2012. O grupo falou positivamente sobre o retorno de Kevin, afirmando que eles não poderiam ser mais felizes em tê-lo de volta. Kevin estava emocionado por estar de volta a seus antigos colegas, dizendo que eles têm uma química e um vínculo. Em 2013 os Backstreet Boys apresentaram o seu novo single "Permanent Stain" que faz parte do seu recente e oitavo albúm chamado "In a World Like This" lançado em Julho.