REVIEW: Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
19 de novembro. Enquanto para alguns a data de hoje significa apenas que faltam 42 dias para acabar o ano, para os fãs da saga "Jogos Vorazes' hoje representa o início de como tudo termina. Os cinemas de todo o Brasil recebem hoje a maior estreia de um filme na história do cinema brasileiro. E esse é o melhor Jogos Vorazes já feito.
AVISO: O restante do post pode conter alguns spoilers.
O filme se incia com uma Katniss (Jennifer Lawrence) confusa, enlouquecida, e repetindo conhecimentos basicos de sua vida a fim de reencontrar sua identidade. A atuação de Jennifer Lawrence deixa claro o porque da atriz ter uma estátueta do maior prêmio do cinema mundial em cima de sua estante. Katniss é real e apaixonante, porém nesse filme ganha uma forma revolucionária que demonstra a garra de um verdadeira heroína que ainda não havia sido explicitada nos filmes anteriores. Katniss está pegando fogo.
Mas Jennifer Lawrence não é o único ponto alto do elenco, que ainda conta com Julianne Moore, Woody Harrelson, Donald Sutherland, Sam Claflin e Philip Seymour-Hoffman. Josh Hutcherson entrega sua melhor atuação de toda saga. Já Elizabeth Banks retorna como a fabulosa Effie Trinket dando toda a leveza ao filme que possui ares muito mais tenso do que os anteriores, afinal a revolução se iniciou.
A divisão do último livro saga em duas partes, resultou em um primeiro capitulo do final do fenômeno mundial em um filme mais denso e voltado ao lado psicológico dos personagens. Francis Lawrence, também responsável pela adaptação do filme anterior, entrega um longa-metragem diferente dos anteriores. O roteiro bem elaborado e um desenrolar de cenas mais tenso contribuem para um filme de tirar o fôego. Ponto para Jogos Vorazes.
A história é definitivamente mais voltada para as questões políticas abordadas pelo livro. O senso crítico da saga ganha força ao demonstra a opressão de um governo corrupto e os bastidores de um revolução que culmina em uma guerra civil de consequências reais. O sofrimento dos personagens não é mascarado. A dor sentida por cada um fica explícita graças a um primoroso elenco que faz com o que filme flua perfeitamente mantendo sua coesão.
No fim dos mais 125 minutos, o novo filme de Jogos Vorazes nos prepara para um final eletrizante. A divisão do último livro da saga permite um maior detalhamento de cenas que nos livros não são mencionadas, devido as obras serem narradas do ponto de vista de Katniss Everdeen. "Jogos Vorazes - A Esperança - Parte 1" não coloca a qualidade dos filmes anteriores em risco. Pelo contrário, esse pode definitivamente ser o melhor filme da saga. E os fãs que se preparem porque 19 de novembro também marca um ano exato para a estreia do próximo filme. Nos vemos lá?
NOTA: 95/100
Arrasou!!!
ResponderExcluir